19 de outubro de 2007

Aos românticos de plantão I


Esse post é dedicado aos românticos de plantão, aqueles que não desistem nunca e que apesar de tudo ainda sonham com um príncipe ou princesa encantada.

O filme de hoje vai deixar um gancho para o próximo post já que a história só termina no segundo filme. O romance chama-se Antes do Amanhecer ( Before Sunrise, EUA / Áustria, 1995).

Um estudante americano Jesse (Ethan Hawke) está no final de sua viagem pela Europa, entra num trem para Viena e conhece a parisiense Celine ( Julie Delpy). São dois jovens,começam a conversar, conversar quando então Jesse tem um surto e a convida para descer em Viena e passarem um dia inteiro juntos. A primeira vista o convite parece loucura, mas Celine aceita e os dois têm um experiência única , ao mesmo tempo que conhecem a cidade, conhecem um ao outro e se apaixonam.
Eis o trunfo da história, eles só têm 14 horas, pois Jesse tem que pegar o avião de volta aos Estados Unidos e Celine precisa voltar para França, é aí que essa história de amor se diferencia.

O diretor Richard Linklater cria uma história madura, que fala à diferentes públicos, as belas paisagens de Viena encantam e os diálogos entre os personagens são o ponto alto do filme. A sensação que temos é que, os dois foram filmados num dia comum, como se não seguissem roteiro, como se as falas fossem naturais, as sensações e as emoções transmitidas fossem reais e não obra de ficção.
A gente acompanha o crescimento desse sentimento, como os personagens muda´m até certo ponto em que a gente se desespera e se apaixona também, uma delícia de viagem!

É aquele tipo de história " eu queria que acontecesse comigo" , uma história possível de acontecer, afinal qualquer um pode estar num trem e ser convidado a descer por ,alguém interessante, certo?

Enfim, pra quem já se cansou de romances previsíveis, esse é super indicado e garanto 100% de aprovação de meus colegas, sim esses mesmos, os românticos incuráveis.

Até a próxima,
Leila.

crédito para a foto: www.cineclick.com.br

Um comentário:

Valquirex disse...

A L Ferraz está sendo tão incisiva em seus comentários, dizendo que foge das régras convencionais o romance em questão, aguçando mais ainda a minha curiosidade para assistir este filme. Ela diz também do crescimento dos personagens no decorrer do filme, denotando que fica interessante após um tempo.

Vamos assistir... vamos ver... depois eu coloco outro comentário

bjs
Val