25 de outubro de 2007


A Outra História Americana

(American History X)


O filme que não é tão recente (2001), retrata com realidade a intolerância racial. O que o torna tão atual é a facutalidade da sua temática.


Edward Norton interpreta com esplendor o personagem Derek Vinyard, líder de uma gangue que prega a supremacia racial branca, que é preso por assassinar brualmente dois negros. Quando é solto percebe que seu irmão mais novo está caminhando pela mesma trilha de ódio skinhead.


O Drama não retrata algo diferente do que vemos nas notícias ultimamente sobre violtentos crimes de gangues que não respeitam a humanidade do próximo.


Ele mostra a raiva em que jovens inseguros, frustrados e sem informação sofrem. Porém nos leva à reflexão quandouma pergunta é lançada para o protagonista ao final do filme: " Alguma coisa que você fez tornou sua vida melhor?"


Será que o ódio, a intolerância valem a pena?

Um comentário:

Nara F.C. disse...

Eu assisti o filme umas três vezes já ... nem preciso dizer que adoro né ...
E convivi com muitos skinheads ... mas oq é mais assustador é que muitos desse jovens que se denominam skinheads hoje tem o preconceitos racial e religioso de berço ... que foi ensinado pelos próprios pais (sim muitos deles skin tb.
Mesmeo sem saber direito oq eles proprios pregam... o negócio é bater até não poder mais en negros, gays e em quem mais eles quiserem.
Preconceito é burrice ... mas mais burrice ainda é se dizer uma coisa a qual nem conhece direito.