25 de outubro de 2007

A crítica é a voz do povo?

Muitos filmes que atingem bilheterias faraônicas são avaliados por críticos de cinema, como filmes ruins ou na média aceitáveis. No entanto como se distingue a visão do crítico da visão do povão, em relação à avaliação de um filme?

Claro que há muitas vertentes na educação e percepção de cada um, já que cada pessoa tem uma herança diferente no seu repertório de vida, condição social, e física também.

Na formação do indivíduo, a escolaridade influencia muito nas opiniões de cada um, mas além disso, a família, e creio eu, principalmente os amigos, são de suma importância quando se trata na formação do repertório cultural.

Um amigo meu que estudava publicidade na FAAP, disse que um professor criticava o filme Titanic, sendo este um clichê, consequentemente um filme ruim.
Os alunos questionaram o por quê da avaliação, sendo que o lucro do filme foi muito alto, e de que adiantaria você realizar um filme "mais intelectual" e não conseguir nem pagar as despesas?

Bem, eu como aluno de jornalismo, já sinto alguma diferença na minha visão de mundo através de algumas aulas em que se discuti qual a mensagem que um filme realmente quer te passar. Mensagens subliminares, e analogias com o cotidiano político e social passavam desapercebidos, mas agora entendo o enredo de um filme de uma forma diferenciada.

Acredito que quando conseguirmos obter uma educação de qualidade e ampliar a porcentagem dos estudados na sociedade, junto com amigos(estudados),mais pessoas sairão do censo comum, e realmente poderão assistir e entender melhor os filmes, principalmente aqueles do circuito alternativo, que muito tem a nos acrescentar.


MaRcELo BoCa DoS SaNToS

Nenhum comentário: