17 de fevereiro de 2009

Nossos romances prediletos

Nossos romances prediletos

É isso mesmo minha gente, em tempo de Oscar lista pouca é bobagem. Agora sou responsável por lembrar as histórias que já nos comoveram e nos fizeram chorar e sonhar.
Já adianto que não sou uma Charlotte (Sex and The City) de tão romântica, mas sei apreciar uma bela história de amor. Vamos aos amantes.


1 - Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004). A história do casal vivida por Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) não é nada comum, afinal, alguém já apagou definitivamente as memórias de um grande amor e mesmo após a quase lobotomia o encontra e se envolve novamente. Bom, eu não conheço ninguém.
O grand finale se dá após o reencontro, quando eles descobrem que um dia já se amaram e sabem que o relacionamento deles não deu certo, mas mesmo assim resolvem tentar. No corredor do prédio onde mora, Joel usa uma palavra simples, objetiva e mágica: OK, que a meu ver que dizer eu te amo e te aceito do jeito que é.

2 - Diário de uma Paixão (Notebook, The, 2004). Esse é daqueles que você pega a caixa de lencinho Softy’s põe no colo e desaba a chorar. O lindo e intenso romance adolescente de Allie (Rachel McAdams) e Noah (Ryan Gosling), rompe barreiras, preconceitos, tem separações e um final feliz mesmo diante de problemas de saúde da idade. Atenção para o reencontro do casal, quando embaixo de chuva, diante de um lago, ela questiona porque ele nunca escreveu pra ela, sendo que Noah enviou 365 cartas durante um ano inteiro (suspiros da platéia), os dois se abraçam e se beijam apaixonadamente.

3 – Meu Primeiro Amor (My Girl, 1991). Esse eu desenterrei. Lembro que assisti quando criança e na época essa história me emocionou tanto. Vada (Anna Chlumsky) é uma garotinha que conviveu com a morte muito cedo, quando perdeu sua mãe. Ela tem um melhor amigo, o Thomas (Macaulay Culkin), com quem divide grande parte do seu dia. Eis que mais uma tragédia assombra a vida da mocinha, Thomas é picado por abelhas e falece por ser alérgico ao inseto. A menininha não se conforma e dói só de pensar que ela perdeu o seu primeiro amor, com quem inclusive tinha trocado o primeiro beijo. A cena do velório (estilo americano) é uma das piores, ela começa a gritar questionando porque o amigo quase namoradinho está sendo enterrado sem os óculos. Muito triste!

4 – Uma linda mulher (Pretty Woman, 1990). Todas sabemos que esse filme é muito conto de fadas e de um clichê sem tamanho, mas vamos combinar que encontrar um partidão daqueles (rico, bonito e inteligente) é de fazer suspirar até uma tiazinha divorciada e viúva que nem pensa mais em homem. A pretty woman da vez é Vivian (Julia Roberts), uma prostituta contratada por Edwards (Richard Gere) um homem de negócios rico, para passar a noite em um hotel de luxo em Los Angeles. O todo poderoso se envolve pela simplicidade e beleza de Vivian que mesmo sem querer se apaixona por ele. O final é dos melhores, com direito a flores, “cavalo branco”, declaração de amor e beijo na boca.

5 - Romeu e Julieta (Romeo + Juliet, 1996). Essa história eu nem preciso contar, clássico dos clássicos de Shakespeare que até minha vizinha de 5 anos conhece. Os jovens Romeu (Leonardo DiCaprio) e Julieta (Claire Danes) são de família rivais, se apaixonam perdidamente, tentam uma fuga frustradas com simulação de uma morte que acontece realmente. Sim, é isso mesmo, os dois se matam por amor, já que em vida não podem ficar juntos. A adaptação que menciono aqui é bem moderninha e atual. Detalhe na cena do aquário, onde os dois se conhecem e trocam olhares que dizem tudo.

Ah, eu sei que nessa lista faltam muitos filmes, mas não tem como colocar todos. Só vou citar mais um casal que arranca delírios, Carrie e Mr. Big. Pronto, chega! Pegue seu pretê e corra para o sofá com lencinho, pipoca e muitos beijos.

Um comentário:

Leila Ferraz disse...

Arrasou amica!!!

Eu fico com o Meu primeiro amor!

Me acabo de chorar até hoje, só de ouvir música me desmonto!

beijos