7 de abril de 2010

Para trás das câmeras

É bem comum vermos astros e estrelas que já têm seu nome garantido na indústria do cinema, arriscarem na direção. É também muitíssimo comum essas experiências darem muito errado. Felizmente esse não é o caso do nosso filmeco de hoje.

Trovão Tropical (Tropic Thunder, EUA 2008), tem direção de Ben Stiller, aquele mesmo de vááááárias comédias que você conhece bem.

A história? Uma crítica disfarçada em um tom engraçadinho, atacando a máquina de fazer astros e criar egos planetários que se chama Hollywood.

Tugg Speedman (Ben Stiller), Jeff Portnoy (Jack Black) e Kirk Lazarus (Robert Downey Jr.) são superastros de Hollywood contratados para protagonizar a superprodução Trovão Tropical, sob a direção do cineasta inglês Damien Cockburn (Steve Coogan). O filme dentro do filme é baseado na autobiografia do veterano de guerra Quatro Folhas Tayback (Nick Nolte) e descreve o horror vivido por ele na Guerra do Vietnã. A turma vai pro local da guerra que serve de locação para o longa. O problema é que, durante as filmagens eles são levados para o meio da floresta para dar um tom mais real às locações e... de repente, já não é ficção, é a guerra de verdade. Hilário!

O longa de Stiller brinca com os aparatos para fazer filmes de guerra (vísceras expostas, muito sangue, frases de efeito antes da morte, gestos heróicos) e mais um monte de clichês básicos em filmes de batalha. Mas o ponto forte mesmo são os egos dos atores principais. É muito claro a crítica feita à essas celebridades criadas, que são mais importantes que a própria história do filme, ao cartel por trás das produções, muita grana envolvida, a mão de ferro dos donos dos estúdios , as brigas pelo estrelato e muito mais. E o mais sensacional? Stiller não perde a mão na narrativa, o filme é engraçado, tem tiradas ótimas, e você reconhece fácil que a crítica, neste caso, vem bem vestida de humor, muito elegante por sinal.

Os três superastros em questão (Stiller, Black e Downey Jr.) estão muito bem nos papéis desses premiados e oscarizados atores da produção Trovão Tropical. Até os traillers dentro do filme são muito comerciais e você ri só de lembrar que, por mais medonho que seja, na vida real é assim mesmo.Bela sacada! É tudo muito imitado. As entrevistas dadas, à caracterização dos atores, os absurdos que essas celebridades fazem para permanecerem na mídia. Tudo igualzinho ao que todos os dias a gente vê na mídia por esse mundão afora.

Ah, atenção total, o filme ainda conta com a participação de gente muito famosa, entre eles Tobey Maguire ,Tom Cruise (encontre-o rs) e Danny McBride.
Boa mão do Sr. Stiller, o moço leva jeito para atuar atrás das mágicas câmeras da telona.

beijos da Leiloca

2 comentários:

Unknown disse...

Adoro os filmes dele! Este eu vou assistir com certeza! Super valeu esta dica - e todas as outras!

Bruna disse...

Filme para se divertir com esse clima que está ajudando a ficar em casa.