14 de janeiro de 2009

Romance adolescente?

E estamos em 2009!!

Por isso decidi não usar nada muito complexo para o primeiro post do ano. Vocês já devem ter lido algo sobre o filme Crepúsculo (Twilight, EUA, 2008), eu já li pilhas de textos. Em uma coisa todos concordam: é o típico romance adolescente !
Eu confesso que essa classificação vem cheia de preconceitos, se você diz "romance adolescente" a turma já acha que o filme é ruim, que não vale a pena e por aí vai.
Quem já está na casa dos 20 e alguns anos vai entender a discussão. Não podemos nos esquecer que a fase mais complexa, traumática, difícil, interminável ,e mais alguns milhões de adjetivos, é a adolescência. Tudo é complicado, crescer é complicado, se entender, se aceitar, aprender com o mundo, dar a cara pra bater, tudo isso é terrível! Imagine quando você se apaixona!!! A vontade é de cortar os pulsos com uma bela faquinha de rocambole.

Enfim, voltemos à nossa história. Bella Swan (Kristen Stewart) sai da casa da mãe pra morar com o pai numa cidadezinha do interior. Lá,como sempre, há o desafio de se adaptar à nova escola e blá blá blá. Conhece uma turminha lá e no meio dessa nova patota está o misterioso Edward Cullen (Robert Pattinson). É óbvio que eles se apaixonam, e para tornar a situação um pouquinho mais tensa, o mocinho é um vampiro.
O filme caiu nas graças do povo, é um fenômeno! Então, fora os problemas normais de uma relação adolescente, ainda há esse fator né, a família de Edward é, digamos, vegetariana, não se alimenta de sangue humano e o pai de Bella não sabe desse detalhe sobre o mocinho.
O filme aborda mais a relação e a complexidade do amor dos dois do que o mundo dos vampiros, entre outras coisas há cenas muito bonitas do casal. Ponto para nosso vampirinho que além de muito bonito soube transmitir bem a angústia de gostar de alguém com que não se pode estar (que atire a primeira pedra quem nunca passou por isso!).

É bem tenso ver o esforço de Edward quando está perto de Bella, pois o fato de ele se alimentar de sangue animal não quer dizer que não tenha vontade de sague humano, mas o amor por ela é maior (isso é frase de livrinho consolador né!!). Tudo bem, a história se desenrola, aparece um "bad vampire" no meio e estreita ainda mais a ligação dos dois. Mais engraçado é que o vampirinho não só arranca suspiros de adolescentes histéricas como de toda a platéia feminina. Eu tenho a minha teoria. O que mexe com a imaginação feminina é o fato de ele ser lindo (of course!) , zelar por ela e ainda por cima ter super poderes (ele a salva de um carro desgovernado parando-o com uma das mãos). É a síntese do príncipe encantado, nesse caso doido por um pescocinho rs rs rs. O filme tem aquela coisa de diálogo com olhares entende, a química entre os dois é bacana e sim, é o aquele tipo de romance "queria que isso acontecesse comigo". Junte isso as belíssimas imagens e uma locação sempre chuvosa que transmite um climinha sombrio, próprio pra esse tipo de história.

Bom minha gente, antes de decidirem não ver um filme por julgarem ser "romancezinho adolescente" e conseqüentemente bobinho, lembrem-se de seus romances nessa época sombria de suas vidas , podem apostar que provavelmente são muito mais complexos que os outros que vocês porventura viverão. Vá, quem disser que é fácil se apaixonar nessa época eu mato! Fora que tudo toma proporções colossais né! Tudo é motivo pro fim do mundo , hoje a gente lembra e ri, mas na época.... credo!
Em suma, vale sim o ingresso, se é ou não filme de menininha (tenho um amigo que diz que eu só gosto de filmes assim) a verdade é que eu indico. Quem quiser pode ler os livros escritos pela Stephenie Meyer, se não me engano são três e o primeiro tem o mesmo nome do filme (ou vice-versa).

É isso!
inté.
Leila

9 comentários:

Denise disse...

Uauuu... Te adoro, Leiloca.

Pessoas, o filme é lindo, o cara é lindo, a história é linda.. e tá, a menina q rouba o coração do rapaz tb é linda. ¬¬

Vale a pena sim, até pra quem gosta de ação, pq tem cenas fortes.

Bruna disse...

Preciso assitir.
Será que o filme faz chorar?

Bjos amiga Leila

"La Firma" disse...

Leila, volta logo.

Bjo

Edilene disse...

Eu sou suspeitissíma em falar. Vi o filme e estou no 4º livro... Amoooooo!!!
Prá mim tá tudo perfeito...
Meu amigo aqui do trabalho me deu o endereço do seu blog e vim correndo ler.
Adorei tudo que vc escreveu. Vou continuar assidua por aqui... bjs

Anônimo disse...

Aaaah! O filme é bom, o Robert é lindo, e... mas o livro é ótimo, muito bom mesmo... eu recomendo, é muito mais emocionante! COOMPREM!!(Tem um quinto agora que a outora está escrevendo, que é sobre como o Edward ver as coisas, as dores que ele sentia e tal... é um rascunho que vai até o 12º capítulo, furou na internet, eu espero que ela escrava os quatro livros, de novo, só que passando a visão de Edward sobre as coisas... tem partes do 2º e do 3º livro que seria MUITO bom ver como ele estava se sentindo!!! AAAAH, o Edward ler mentes né?!, pronto, nesse quinto livro a autora revela os pensamentos de amigos de bella, das pensoas que a gente realmente deseja saber o que estavam pensando... É MUITO BOM GENTE)

Beeeeijos!!!

Nara F.C. disse...

Só tenho a dizer: QUERO UM EDWARD PRA MIM!!!!!!!

Anônimo disse...

aaaaaiiiiii senhor o EDWARD é um deus grego....o filme é otimo... a bela é maravilhosa sõa tds um espetaculooO !!!
kem naum viu o filme tá perdendo tempo e kem já viu vé qntas vezes puder...pq realmente vale a pena !!!

xauzinho =)
BjjooO ♥
ASS: LETICIA

Anônimo disse...

aaaaaiiiiii senhor o EDWARD é um deus grego....o filme é otimo... a bela é maravilhosa sõa tds um espetaculooO !!!
kem naum viu o filme tá perdendo tempo e kem já viu vé qntas vezes puder...pq realmente vale a pena !!!

xauzinho =)
BjjooO ♥
ASS: LETICIA

jessykpaloma@r7.com disse...

robert pattison o edward cullen é o homen mais lindo do mundo. sorte da kristen stwart (bella)!!!!!!!!!!!!