22 de maio de 2011

Thor

Muita gente me pergunta se eu gostei do Thor. Acredito que, pela minha filosofia nerd convicta e pelo fato de acompanhar – ainda que não muito de perto – o personagem nas HQ’s, todos esperam ouvir alguma resposta xiita do tipo: “poderia ter sido melhor” ou “não é nada fiel aos gibis”, mas eu geralmente frustro esse pessoal ao dizer que sim! Thor é um ótimo filme!

Claro, não vou exagerar e dizer que é extremamente fiel com cada diálogo tirado dos quadrinhos, como acontece com Watchmen, ou que é o melhor filme de super-heróis de todos os tempos, posto que já pertence ao Batman com o Cavaleiro das Trevas, mas a história se amarra muito bem.


Para quem está chegando agora, Thor (Chris Hemsworth) é o mimado filho de Odin (o sempre sensacional Anthony Hopkins) que, no dia de assumir o trono do pai tem um dos seus notórios ataques de arrogância, acaba criando um “incidente internacional” entre dois reinos e acaba exilado na Terra (ou Midgard) sem martelo e sem poderes.


Aqui a coisa entra um pouco no clichê e o amor dele por uma mortal, a pesquisadora Jane Foster (Natalie Portman em férias de Cisne Negro) ajuda o rapaz a se redimir e ser digno de empunhar novamente o mítico Mjolnir.
Ok, mas o que faz dele um filme tão bom afinal? Eu respondo: os detalhes.

Uma boa história é contada nos detalhes. E nesse ponto o diretor Kenneth Branagh divide os fãs dos quadrinhos de quem nunca ouviu falar de Thor. As referências aos outros personagens do Universo Marvel estão todas ali para ser vistas como o Gavião Arqueiro (na pele de Jeremy Renner) – um dos meus personagens favoritos, por sinal – e menções a um certo Stark e um cientista especialista em radiação Gama que sumiu repentinamente.


Outro ponto que chama a atenção é a presença da SHIELD, a organização secreta mais importante dos gibis fazendo o que ela melhor faz: se meter em tudo e muitas vezes atrapalhar a vida dos heróis, principalmente os Vingadores.

Bom, acho melhor eu ficar por aqui antes que entregue algum spoiler e a Leiloca nunca mais me deixe escrever aqui. Pra fechar: se você não conhece o Thor, vá ao cinema. Se já conhece, vá ao cinema e fique até depois dos créditos! Você não irá se arrepender...



Nota do Cineopses:

A resenha de hoje não poderia ter sido feita por outra pessoa que não meu amigo Carlos Bazela. Só confiaria nele para falar de quadrinhos com tanta habilidade. Portanto, se ele disse que é bom pode ir sem medo que deve ser mesmo! Valeu Bazela, o Cineopses agradece e ..... volte sempre! Com Marvel ou sem!

Nenhum comentário: