14 de agosto de 2008

Vida que segue



Esse é um dos poucos filmes que recebem tradução digna do conteúdo.

Vida que segue (Moonlight Mile, EUA, 2002) é um drama, com excelentes sacadas do tipo cutucões no telespectadr no melhor estilo " ei, isso aqui acontece todo dia, inclusive com você!".


O filme conta a história do jovem Joe (Jake Gyllenhaal) que está noivo e viaja para a casa dos sogros. Nesse fim de semana, sua noiva acidentalmente é assassinada e ele se vê sozinho na casa dos sogros.

Vamos aos dramas, completamente perdido ele tem que encarar a perda, os pais dela e ainda a pergunta " e agora??".

Ele é um cara bacana, aos poucos vai se entrosando com o casal já que dividem a mesma dor. Joe é o perfeito "viúvo" , aquele que todos esperam ver, triste, taciturno, quieto enfim, tudo como manda o figurino. Nessa história ainda temos o sogro Ben ( Dustin Hoffman) e a mãe da moça Jojo ( Susan Sarandon). Os três dividem o tempo entre lamentos, preparativos para o funeral, depoimentos à justiça e etc...

O casal acaba adotando Joe, ele se sente bem ali, afinal é o que resta da amada e ele está decido a ser o viúvo que todos querem.

Tudo ia bem até que o coração, ele mesmo ( vocês sabem o que eu acho dele, né??) se intromete pra atrapalhar tudo. Joe se apaixona pela mocinha que trabalha no correio e daí surge uma briga interna, ao mesmo tempo que quer ficar com ela, não sabe como será a reação dos sogros, afinal eles continuam morando juntos!

Falando em sogros, Jojo e Ben personificam o casal perfeito, ele todo certinho e ela meio hippie e vivem em perfeita sintonia. Quer dizer, assim parece, até que no desenrolar do filme a gente percebe que tudo é máscara. A sintonia do casal, o comportamento de Joe e tudo o mais.

Jojo é frustrada por estar casada há tanto tempo e infeliz, Ben é um fracasso profissional e vivem se culpando pela perda da filha.

Daí a gente para pra analisar e vemos que todos os dias interpretamos personagens. A diferença é que as vezes esses personagens não são parecidos conosco em nada, mas mantemos a pose porque as pessoas gostam da gente assim.

Você nunca falou um palavrão, num dia qualquer resolve soltar um daqueles bem feios, pra desabafo mesmo, e atropelando o alívio vem a pergunta " o que vão dizer de mim??"

Resolva beber algo e se sentir bem ( você que nunca bebeu nada ) e comente que bebeu e gostou pra ver, é crucuficação na certa!

As vezes corremos o risco de deixar de aproveitarmos muita coisa só pra mantermos nosso papel pros outros.

Na boa, a vida é uma constante metamorfose e, parece clichê, ( mas que se dane!) é curta demais! Mudar é preciso!! Se agradar é preciso, se presentear é preciso, se amar é necessário!

Chega uma hora que nosso Joe resolve que manter a pose não o levará em nada, depois do choque com os sogros , todos acabam descobrindo que viviam uma mentira! Acreditem se puder, foi bom pra todo mundo!

Não que as mudanças não tragam dor e desafetos, trazem sim, mas isso faz parte dessa busca pelo prazer e pela tão falada felicidade.

Moçada, encham o peito de coragem, falem com quem acham necessário, desabafem, chorem, bebem, riam até cansar, solte aquela gargalhada bem alta e seja você!

Uma coisa é certa, a gente está em constante mudança mas nossa essência é a mesma, eu não deixo de ser a Leila por ter dançado ( coisa que nunca fiz antes) ou por ter gritado.Não deixo de ser eu quando me visto melhor, quando ouço outro tipo de música ou quando digo não pra alguém!

Essência é imutável, pode apostar!

E assim, a vida segue.

beijos




Nenhum comentário: