2 de julho de 2008

Nariz de porco

Estava mesmo doida atrás desse título, consegui, assisti ( de novo!!) e agora escrevo!

Um cidadão da nobreza se apaixona pela empregada, ela engravida e por pressões familiares ele acaba se casando com uma nobre também. A empregada grávida se mata e a mãe dela joga uma maldição: As meninas que nascerem nessa família seriam "agraciadas" com um nariz de porco.

A maldição é secular ...e anos depois nasce Penelope, a primeira menina da família.

Aí começa a nossa história. Penelope ( Christina Ricci ) nasce com o dito nariz de porco, passa a vida escondida em casa por ser diferente e sua mãe arma um verdadeiro esquema pra arrumar um marido pra moça, por acreditar que sendo aceita por outra pessoa a maldição seria quebrada. Numa dessas "audições" ela conhece Max ( James McAvoy) e é óbvio que eles se apaixonam mas o foco mesmo não é esse.

Hoje ser alto ou baixo pode ser o "nariz de porco de alguém", ser gordo ou magro demais, ter cabelo liso ou cacheado, gostar do brega ao invés do clássico a verdade é que todos temos um nariz de porco.

Acreditar que alguém quebrará a "maldição" nos aceitando pode ser um erro. Será mesmo que a maldição pode ser quebrada quando nós mesmo não nos aceitamos? Será que alguém tem mesmo esse poder? Aliás, será que existe mesmo essa maldição? A diferença sobressai é verdade, e deixa de ser atrativo não entendo o por quê.

Nesse tempo todo, enquanto a Penelope vai tentando entender esse mundão véio de Deus, o tal do Max também tenta achar seu lugar no mundo, aparentemente ele é um cara normal ( lindo por sinal, sem comentários) mas também tem seu nariz de porco ainda que não seja aparente.Daí ele percebe que a maldição não é só o tal nariz... as vezes está escondida a ponto de sugar nosso brilho e energia.

Anyway, no filme a maldição ,claro, é quebrada mas não da maneira como todos acreditávamos que seria. É óbvio que o amor triunfa ( clichê total) mas é bom de ver. Dá até um pouco de esperança sabe ao mesmo tempo que confronta com a idéia de que esse amor é só criado pra fazer a gente comprar filme ( vide quem vos escreve !) e afins.

Eu particularmente acho que tem que ter muita coragem pra acreditar nisso e ainda mais , sonhar que isso um dia será possível com você! Tem que ser muito macho rs rs rs

Acho até que vale a pena perguntar:

Será mesmo que ainda vale a pena acreditar nesse tal amor que "quebra" maldições?

Não seria mais fácil aprendermos a conviver com elas?


Ou ainda: Essa busca vale mesmo a pena?


Me digam vocês...

http://www.penelopethemovie.com/