5 de junho de 2015

O amor segundo Spike Jonze

Cara... na toada e que estamos, você já parou para pensar como serão os relacionamentos daqui para frente? O Spike Jonze já! E é desse cara que a gente vai falar :)

Os que me cercam sabem que eu simplesmente caí de amores pelo filme ELA (Her, EUA, 2013), que concorreu ao careca no ano passado. Eu fiz questão de falar tanto desse filme que a turma até enjoou um pouco. Mas enfim, a temática principal desta lindeza dirigida por Spike Jonze era uma visão de como seria o relacionamento no futuro. Que já não é mais tão futuro assim, algumas coisas já dão indícios de início imediato.

Eu não sabia, mas, antes de ELA, nosso digníssimo diretor produziu um curta em parceria com a Absolut (sim, ela mesma) também sobre essa temática. E vos digo caros colegas: uma delicadeza sem tamanho. São 30 minutos de poesia e indagações pertinentes.

Em um tempo que não sei dizer se próximo, distante ou logo ali, Sheldon (Andrew Garfield) é um robô bibliotecário pacato, que vive em uma sociedade onde humanos e robôs convivem, mas, aos robôs estão destinados os trabalhos “menos nobres”  desprezados pelos homens. A vida segue boa para Sheldon, ele aceita essa situação e vai tocando o barco solitário, recluso e conformado. Este é o cenário de I´m Here (EUA, 2010).

Tudo vai bem até que ele conhece Francesca (Sienna Guillory), uma robô altiva, espevitada e cheia de amor pela vida. Pronto, nem preciso dizer que rolou o amor e a vida do moço virou de pernas para o ar, mas no bom sentido. O que faltava de vivacidade em Sheldon sobrava em Francesca e, logo, a atração e a maneira como se completavam foi incontrolável.

É legal reparar em alguns pontos que o curta toca. A realidade de Sheldon é monocromática, sem vida, sem decoração. Sua casa, branca, sem móveis, apenas um carregador de baterias que usa para recobrar as energias todas as noites. Já o ambiente de Francesca é barulhento, cheio de gente, musical, agitado. E os dois vivem na mesma sociedade e são alvo dos mesmos preconceitos.

Jonze traz por meio dos robôs seu olhar sobre temas como exclusão, aceitação e relacionamentos (óbvio).  A história deles de certa forma critica a “automatização” dos relacionamentos de hoje, a frieza que impera e a rapidez das dissoluções entre a gente. Tudo ao alcance de um clique. Viu, não respondeu, está fora. É assim agora. E não estou falando apenas de relacionamento amoroso tá.

O relacionamento não convencional dos dois, desperta inveja e revolta em alguns humanos.  E a grande questão é: até que ponto a gente é capaz e deve se doar em prol do outro? Ou até que ponto o outro tem direito de nos pedir esta doação? Ou ainda, o ato de doar-se vem imbuído do quê?

Acho que uma discussão bacana, e de certa forma uma crítica também, é de como perdemos a noção do limite quando nos apaixonamos. E será que isso acontece pela paixão simplesmente ou essa ânsia de agradar e bastar ao outro esconde uma insegurança latente em nós? Talvez Bauman soubesse responder.... eu não sei. Mesmo.

Quando eu digo que o curta é de uma delicadeza emocionante, é por ela ser sentida na fotografia, cenário, trilha, roteiro.... todo o ambiente do filme conta a história e espelha a nossa sociedade também.

A verdade é que não existe fórmula né. Quando acontece não tem como escapar. Mas por vezes é bom refletir sobre como “perdemos” a mão pra dar lugar ao outro. Talvez os gestos de Sheldon tenham mesmo sido altruístas e genuínos. Mas vocês devem saber de casos em que essa doação é mais uma forma de acorrentar o outro.

Spike Jonze realmente sabe como poucos discutir as relações humanas. É mais uma obra que ajuda a gente a reavaliar algumas coisas e lembrar-se do que, e principalmente de quem, é importante. Há coisas que definitivamente não foram criadas para serem automatizadas.


Neste ponto eu concordo com o Spike. E você?
beijo!

Um comentário:

ana pace disse...

as relações humanas pra mim são um verdadeiro quebra-cabeça. e mostrar isso através de robôs é incrível! afinal, nos sentimos robotizados de alguma forma, não é mesmo? dar vazão aos sentimentos hoje é algo tão difícil, que as pessoas não se permitem e se fecham em uma conta do tinder, achando que vão encontrar o amor da vida delas lá. talvez encontrem, talvez não. o importante mesmo é se permitir a se relacionar com o outro, em qualquer esfera! adorei o texto e a ideia proposta pelo curta! vou procurar assistí-lo!
bjs!