8 de dezembro de 2010

Meu caso com o cinema

Engraçado como a gente desenvolve laços com as coisas das quais gostamos né. Alguns hobbies são tão especiais que a gente dedica tempo, dinheiro, noites a fio pelo simples prazer de aprender sobre eles, melhorar, conhecer tudo o que há para saber.

Na semana passada eu fui ver o novo longa do Harry Potter (vai ganhar um post depois, pode crer). Cheguei no trabalho contando pra turma sobre o filme e blá blá blá mas comecei a pensar numa coisa. O HP é meu amigo. Eu vi esse menino crescer, acompanhei tudo a gente se conhece mesmo. Esse é um dos casos sobre dedicação que culmina em intimidade. Meu gosto pela telona é tanto, que toda a turma que faz parte dela, todo mundo que colabora para os sempre tão agradáveis momentos que passo diante dela, é parte da minha vida.

É que a gente cresce, assume novas responsabilidades e acaba priorizando outras coisas que nem sempre são tão prazerosas né. Já tive épocas em que minha vida era ler sobre cinema. Acompanhava tudo quanto era making off de filme que conseguia, palestras gratuitas (já cheguei a pagar também pq não?), livros, folhetos, almanaques, papel de bala, enfim, tudo o que pudesse me ensinar alguma coisa sobre a sétima arte.

Talvez hoje o meu tempo seja mais escasso mas o interesse com certeza é o mesmo. Eu choro quando o cinema perde alguém. Eu perco alguém também. Afinal já sonhei com atores, invejei atrizes, amei vestidos, curti músicas, me impressionei com cenários e fotografias, decorei diálogos e muito mais.

É claro que não gosto só de cinema, outras coisas também me atraem. Mas meu caso com ele é diferente, a gente se completa. Ele me seduz, me encanta, desperta em mim algumas coisas que só ele consegue. Já vivi momentos lindos naquela sala. Já chorei, senti medo, cantei, botei a cuca pra funcionar e viajei mesmo.

Eu confesso que sou bem tradicional com o ritual. Eu alugo filmes, empresto, baixo compro ,enfim, tudo o que puder para ver, mas nada substitui o prazer de ir ao cinema. Toda a emoção começa no guichê, tem um clima bom. Pegar a fila, procurar sua sala, torcer pra que haja um lugar bacana e que nenhum tagarela sem noção sente ao seu lado. Olhar pro lado pra ver se ninguém está te vendo chorar, segurar o riso pra não dar vexame, controlar a mordida pra não fazer barulho com a pipoca, desenrolar em doses homeopáticas a bala pra não atrapalhar ninguém, passar a sessão inteira com o saquinho de pipoca vazio sem amassar pra não ouvir vários "shhhh".... tudo isso é cinema!

Passar um ano lendo sobre um longa e esperar impaciente pela estreia é impagável! Tem coisas que definem você, no meu caso cinema é com certeza uma delas. Já fiz amizade com a galera da bilheteria de alguns cinemas na cidade. Já tenho minhas salas do coração também. Já fui uma semana inteira ver o mesmo filme, mudando de guichê pra mocinha não me reconhecer e achar que sou louca.

Mas eu não sou louca, eu gosto. Eu amo esse tal de cinema. Minhas experiências pessoais se confundem com as cenas que assisti. Já me perdi não tem mais jeito, o caminho é sem volta. Não tem mais rehab pra mim. Me arrisco a dizer que nesse vício eu faço questão de afundar.

E você, quer uma dose?? Tenho uns "baguio" da hora hein rs.

beijo