28 de maio de 2009

Dica para o weekend

Quem pensa que as meninas do Cineopse são duas nerds que ficam em casa o tempo todo assistindo filmes vai se decepcionar.
Fiquei sabendo que as duas moçoilas irão baladear nesse fim de semana.

É isso mesmo, as escrivinhadoras estarão em uma super festa, lançamento do Fanzine Firma, que vai rolar no próximo sábado (30/05), no Sub Pub, na Vila Madalena.

A festa é promovida por um leitor desse blog, o João Pejan, e terá como Dj, além de um pessoal super hype, a colaboradora Bruna.
Ah, fontes confiáveis informaram que a balada terá um telão onde serão exibidos vídeos loucos e trechos de filmes.

A dica está dada, quem estiver de bobeira e quiser interagir um pouco mais com a galera desse blog, é só aparecer.

Serviço
Festa: Lançamento Fanzine Firma
Local: Sub Pub - Rua Girassol, 405, Vila Madalena - São Paulo
Horário: a partir das 22h
Quanto: R$ 10,00 entrada
O que vestir: O que estiver com vontade, mas não se esqueça do sapato confortável
O que levar: Câmera fotográfica para registrar os momentos e postar no blog pra fazer inveja
Para mais informações acesse: sitedafirma.blogspot.com

Sai pra lá ! Nem encosta !

Vivemos em um mundo globalizado. Estamos cada dia mais conectados, atarefados, estressados, atrasados, adiantados, cansados, insensatos,irritados,afastados e mais um monte de "ados" decorrentes desse avanço mundial. Enfim, com tudo isso, com tanta coisa à nossa disposição e principalmente com tanta gente ao nosso alcance, em nossas redes de relacionamentos, nunca nos sentimos tão sozinhos como agora. E Por quê?

Pra mim é óbvio. Não sabemos mais nos relacionar.Perdemos nossa habilidade natural de lidar com seres da mesma espécie, de nos comunicarmos, de sermos claros, passar mensagens. Perdemos o hábito do abraço, do bom dia, do sorriso, da gentileza e da preocupação com o outro. Sonhamos com pessoas lindas e maravilhosas mas não sabemos conquistar nosso colega de baia. Não digo que devemos gostar de todos, isso é impossível, eu mesma desgosto de um monte de gente, mas o talento de se relacionar não pode enferrujar.

Na semana passada fui ao cinema (oh novidade!) e saí de lá pensando que, com essa história há uns 15 anos, esse filme seria considerado, no mínimo, bizarro.
A produção em questão chama-se A garota ideal (Lars and the Real Girl, EUA, 2007) e gira em torno de Lars Lindstrom (Ryan Gosling , ótimo!!), um jovem que vive sozinho nos fundos da casa onde o irmão Gus (Paul Schneider) e sua esposa grávida Karin (Emily Mortimer) moram. Lars trabalha, vai à igreja, mas, não tem muito talento para lidar com outros seres humanos.É bem caladão, na dele e com essas características poderia ser considerado um cara fora do padrão. Apesar das tentativas desesperadas de sua cunhada para inseri-lo na família, Lars prefere ficar só, com seus métodos, ajudando quando pode , sendo sempre muito prestativo e principalmente evitando o contato com outras pessoas. Nas palavras do nosso protagonista " quando alguém encosta em mim, sinto dor de queimadura, machuca". Anormal? Será? Analise comigo e você vai ver que nem tanto.

Um belo dia , nosso Lars resolve encomendar pela internet uma boneca de plástico, não confundam com boneca inflável. Uma réplica perfeita de uma mulher, tamanho, corpo, cabelos, enfim uma Barbie de 1,70 , como eu disse, perfeita. Ele chega em casa e para a alegria de todos diz que tem uma visita, uma moça que veio de longe e começa a dar características como se a conhecesse há séculos. Imaginem a cara da turma ao perceberem que Bianca na verdade é uma boneca!! A partir daí é a história de amor de Lars e Bianca , o resto da cidade assume isso e começa a tratá-la como sendo real, seguindo as orientações de uma médica que acompanha o caso de Lars. Bianca acaba conseguindo emprego, todos a cumprimentam e ela cidadã do mundo.

O filme toca em um assunto sério, como a solidão, de uma forma leve e engraçada. Passeia entre drama e comédia e muito do mérito é da roteirista Nancy Oliver ( da série A sete palmos) que em seu primeiro longa já foi indicada ao Oscar de Melhor Roteiro Original em 2008. Palmas também para Ryan Gosling que empresta carisma e simpatia ao personagem, se não fosse o talento desse jovem e promissor ator, Lars não passaria de um doido esquisito. E por que esse filme seria estranho há uns 15 anos? Acho que seria impensável ver um jovem bonito colocando suas expectativas românticas em uma boneca! Criando o relacionamento perfeito com um ser inanimado, travando diálogos com ele e ainda por cima, sentindo-se completo e amado!

Eu super recomendo esse filme, não só por ser muito bacana, bem-feito e muito engraçado, mas também pra fazer a gente pensar um pouco até onde vai essa nossa busca. O relacionamento de Lars era levado só por ele, já que os assuntos propostos e as solulções encontradas eram todas ditadas por ele, seria, em termos, o relacionamento ideal pra ele, literalmente do jeitinho que ele quer. Mas o filme toma outro rumo e a gente vê que decididamente tem que ter muito talento pra lidar com gente. Há umas duas semanas vi uma mesma frase escrita em três lugares diferentes da cidade. A primeira vez foi no muro do Cemitério Consolação, depois na Av. Paulista e a última na Faria Lima. Talvez não seja a coisa mais bonita de se ler mas chama atenção, a frase diz exatamente isso (me perdoem pelo termo) O amor é importante, porra. Talvez um grito de revolta numa época onde carros e status são mais importantes que olhares apaixonados.

Não vou dizer que acredito 100% no amor, mas não consigo imaginar um mundo onde todos os seus habitantes não acreditam nele. Eu ainda preciso de alguém que me diga que vale a pena acreditar, mesmo que eu não leve isso a sério. Deus me livre todo mundo concordando comigo! Agora me diz se você não acha essa situação familiar!? Me diz aí se não conhece ninguém assim? A situação está tão feia que a gente (me incluo nesse pacote) prefere se isolar a ter que passar pelo processo de conhecer , se apaixonar e ,quem sabe, sofrer depois. Dá um trabalho danado. A gente já se esqueceu de como é bom se apaixonar, o medo fala mais alto. É um tal de emagracer, pintar e alisar os cabelos, mudar de cara e um monte de coisas tudo para se encaixar num suposto padrão. Estabelecido por quem mesmo? Não seria melhor nos relacionarmos com bonecos plásticos então? Seríamos aceitos por eles? Assim gordos ou magros demais, com cabelos cacheados,brancos, longos ou curtos?

É isso minha gente, quem puder confira a produção.Só não vale idealizar e depois se desiludir. Afinal de contas, gente como eu precisa de gente como você pra dar um "up" na crença e dizer que ainda vale a pena. Já dizem os muros da cidade: "o amor é importante, $%&*#¨@ !"

beijos


10 de maio de 2009

Quem era mesmo o procurado!?

Oie!
Então...pois é... vamos lá!

O Procurado (Wanted, EUA, 2008), é sem dúvida um filme de ação. Muito tiro, sangue,balas atravessando cabeças, socos e pontapés. Wesley Gibson ( James McAvoy) é um contador medíocre. A vida do moço não é nada bacana, a chefe inferniza, a namorada é uma mala e ainda por cima o trai com o melhor amigo. Vocês devem conhecer a história, ele é o cara bacana, o bonzinho, a turma deita a rola com ele. Um belo dia , uma moça chamada Fox ( Angelina Jolie) aparece e vira a vida dele de cabeça para baixo. Não, não é uma história de amor, ela aparece dizendo que sabe quem é seu pai (que o abandonou no 7º dia), que ele era um super assassino e ainda por cima, morrera no dia anterior. Até aí tudo bem, não fosse pelo fato de que, esse encontro transformou a vida de Wesley. Ele descobre que tem habilidades não muito normais, consegue atirar e fazer com que a bola faça curva!!! Tem "ataques" de rapidez e ainda por cima leva muito jeito na luta. Tudo bem, a sinopse está dada.
Vamos agora para nosso papo de menininha. Já me desculpo com antecedência. O filme é baseado numa HQ ( história em quadrinhos), é claro que eu como boa mocinha que sou não vou falar sobre todo o significado desta história, criticar a adaptação e nem mesmo a atuação de seus protagonistas. Eu confesso que não acompanho muito essas coisas, salvo as clássicas né ( XMen, Superman e por aí vai). Portanto fãs, me perdoem, mesmo, HQ não é minha praia.

Meninas, vamos lá! O retrato da vida de Wesley pode não ser igual ao seu. O cara vivia um momento de "caramba, o que eu estou fazendo aqui" nada fazia sentido, nada importava. Era sair do trabalho chegar em casa, ouvir a namorada reclamar, acordar com o barulho do trem e voltar para o escritório. Sabendo que o "melhor" amigo visitava sua namorada regularmente, ele preferia não fazer nada. Dá muito trabalho tomar providências.No dia que Fox aparece na vida dele , as mudanças começam , sabe aquela coisa de você precisar de um empurrão para acordar ? No caso do nosso protagonista , foram muitos socos e chutes até ele acordar pra vida. No fim, ele passou por um duro treinamento, afinal o intuito de Jolie e do resto da Fraternidade ( uma associação de assassinos) era transformar nosso apático Wesley numa máquina de matar.

Dá pra dizer que as habilidades ele tinha, estavam lá adormecidas, só precisavam de um pouco de , digamos, incentivo. Na sexta-feira comentei com uma amiga que precisava fazer alguma coisa pra movimentar a minha vida. Acho que todo mundo passa por esses momentos né, de repente as coisas perdem o sentido. De repente você vira um nada, o ânimo se vai e pronto. E agora!?

É claro que a Angelina Jolie não vai aparecer e lhe dar um chacoalhão. O James McAvoy não vai passar na sua casa pra lhe dizer umas verdades, jogar água fria na sua cara e fazer você tomar sua linha ( se bem que não seria má ideia rs rs ). E então, o que a gente faz nessas horas!?

Eu acho que vale tudo, desde fazer compras até ligar pra alguém. Tem horas que coisas simples valem muito. Levei minha sobrinha ao zoológico pela primeira vez. Ela tem 2 aninhos mas nem vou falar dela ou farei um tratado, sou fã descarada dessa princesinha. As horas que passamos lá e as caras que registrei na máquina valeram cada gota de suor e músculo doído ( estava um baita sol e a carreguei nos ombros). Isso mudou, e muito, algumas perspectivas pra mim. Não virei uma super assassina com poderes bacanas. Mas sou eu né.

Wesley Gibson não era O Procurado pela Fraternidade, mas por ele mesmo.
E como ele mesmo diz no fim do filme " E você, O que tem feito ultimamente?"

Vixi... acho que estou num momento auto-ajuda hoje !

beijos

6 de maio de 2009

London, London, London

Caramba, faz tempo que eu não escrevo um post, mas tenho lá minhas desculpas para isso. É claro que eu nem vou ficar elencando-as, pois no fundo sei que o leitor vai pensar que é preguiça e eu tenho consciência de que quando se quer é possível arrumar um tempinho.

O post de hoje não será sobre um filme, mas indiretamente sobre vários. Pois é pessoal, eu não vou fazer mágica, é só continuar lendo que vocês vão entender.

Recentemente adquiri o livro “Movie London”, um book com muitas informações sobre as locações de 500 filmes rodados em Londres. O legal é que esse book é divido por área, tem descrição detalhada da região, e além de tudo é ilustrado com mapa que sinaliza as estações de metrô. Ou seja, você pode facilmente estar andando em London e se deparar com o flat do Jude Law em Closer, a igreja de Quatro Casamentos e um Funeral, o hotel de Trainspottig, ou mesmo a estação de trem onde os jovens bruxos pegam o Expresso para Hogwarts, na plataforma 9 ¾, do famoso Harry Potter.

São vários filmes e muitas curiosidades, sem falar que o livro ainda presta serviço de guia, pois oferece dicas de hotéis, restaurantes, bares, cinemas e sites de pontos turísticos onde foram gravadas algumas películas, é claro.

A compra valeu a pena e não posso deixar de mencionar que em uma passagem recente por essa cidade encantadora me deparei com muitos pontos por puro acaso. Ah, só isso já dá uma história de filme, afinal, mulheres adoram acasos.

“Movie London – Exploring the city film by film” está disponível para compra no site da Amazon.
Espero que gostem da dica britânica.
Kisses!
Bru